As 10 Linguagens de Programação Mais Usadas em 2024: Aprimore suas Habilidades em Desenvolvimento Web

Nela, um compilador traduz o código java para o código intermediário (e portável) da JVM. As JVMs originais interpretavam esse código, de acordo com o código de máquina do computador hospedeiro, porém atualmente elas compilam, segundo a técnica JIT o código JVM para código hospedeiro. Cada linguagem de programação — tais como C++, JavaScript, C# e demais opções do mercado — conta com um compilador específico para efetuar a tradução do código para uma linguagem que a máquina seja capaz de entender.

Linguagem de programação: conheça os principais conceitos e ferramentas desse universo

Não podemos confundir linguagem de programação com paradigma de programação! O paradigma é um estilo que escolhemos usar para desenvolver nosso código em uma linguagem de programação. Nem todas linguagens de programação suportam todos os paradigmas, logo, se você programar em determinado estilo, há linguagens específicas para isso. Toda linguagem precisa de um conjunto de regras que determinam o que é válido ou não em determinado sistema. No português, por exemplo, a frase “Menina a ser quer programadora” não só é impossível de ser dita naturalmente por uma pessoa falante como dificilmente seria compreendida. Cada linguagem de programação tem uma estrutura adequada para que o computador consiga entender corretamente o que precisa fazer.

linguagem programação

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Usando typedef, podemos simplificar o código ao trabalhar com estruturas. É importante observar que as estruturas são passadas por cópia, a menos que, logicamente, passemos um ponteiro a uma estrutura, caso em que ela é passada por referência. Usando as palavras-chave typedef e enum, podemos definir um tipo que pode ter um valor ou outro.

linguagem programação

Quais softwares de programação existem?

Se você está interessado em desenvolver produtos e programas para dispositivos Apple, considere escolher a linguagem de programação Swift para aprender primeiro. Os desenvolvedores foram passando a utilizar a linguagem Swift porque ela oferece recursos mais modernos, como programação simultânea ou concorrente, e gerenciamento automático de memória. Também é muito mais rápido e simples de escrever em Swift do que em Objective-C. Adicionalmente, esta linguagem de programação oferece excelentes frameworks PHP para o desenvolvimento de sites e aplicações. Alguns dos melhores e mais conhecidos são Laravel, Symfony e CodeIgniter. A linguagem JavaScript não é útil apenas para criar sites, mas também é excelente para desenvolvimento de aplicações web, já que oferece um design muito intuitivo.

  • Com a expansão da internet, a linguagem foi conquistando espaço e sendo utilizada para executar aplicações nos browsers.
  • Devido à sua popularidade, a linguagem C está presente na arquitetura de diversos sistemas.
  • É uma das principais concorrentes da linguagem Rust e costuma ser usada no desenvolvimento de sistemas, microsserviços e ciência de dados.
  • C++ traz vantagens em relação à linguagem C, pois permite desenvolver sistemas de alto desempenho, estáveis e seguros.

Atualmente, o Java é a linguagem mais utilizada para criar aplicativos Android. Além da portabilidade, programas desenvolvidos em Java se adaptam mais facilmente conforme o crescimento de uso, e os códigos criados em uma versão antiga continuam a ser reconhecidos em versões atuais. Embora tenha sido criada em 1989 por https://www.horabrasil.com.br/2024/05/14/desenvolvimento-web-entre-a-programacao-e-criatividade/ Guido Van Rossum, até hoje continua sendo bastante popular, principalmente por ser open source e de fácil aprendizado. Graduado em Letras, Português/Inglês pela Universidade de São Paulo, sempre teve proximidade com as palavras e a escrita. Além disso, nutre um grande interesse pela área da tecnologia, games e afins.

HTML é uma tecnologia de aprendizado rápido, compreendida por qualquer navegador e facilmente integrada com outras linguagens, como JavaScript e PHP. O HTML tem uma grande comunidade ativa, com diversos tutoriais que ajudam quem está aprendendo. HTML é uma linguagem de marcação de hipertexto (HyperText Markup Language). Essa linguagem serve curso de desenvolvimento web para estruturar e definir os elementos de uma página, de maneira que os navegadores possam compreender e decodificar seu conteúdo. Outra vantagem importante do CSS é a sua responsividade, ou seja, a capacidade de executar comandos que se adaptam a diferentes tamanhos de tela, sem precisar desenvolver diferentes versões para isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *